sábado, 10 de novembro de 2012

Saúde no Lar

Essa semana nossa mutual foi a aula "Saúde no Lar", como essa aula não é mais para ser dada no domingo, segundo o Guia de Recursos para Moças 2012.

Comecei falando que todos nós somos incentivados a cuidar da saúde e prevenir acidentes, mas que isso sempre acontece.
Perguntei às moças como elas se sentem quando ficam doente, e depois como a mãe delas deve se sentir.
Passei então para a parte de como podemos ajudar a mãe em casa quando ela fica doente.
Listamos o que podemos fazer limpando a casa, começando pela sala, quarto, cozinha, banheiro... de modo que seja fácil e rápido para as meninas.
Depois fizemos uma prática de como trocar o lençol com alguém restrito ao leito.
Lembrei de alguns cuidados que devemos ter com as pessoas que estão doentes como: remédio na hora certa, creme para hidratação da pele, água para hidratação do corpo, alimentação, atenção, conversa e espiritualidade, como usar termômetro.
Depois conversamos e fizemos mais prática a medida que conversávamos sobre os tópicos do manual.


  1. 1. 
    A melhor maneira de estancar uma hemorragia é aplicar pressão com diversas camadas de tecido ou com a palma da mão, diretamente sobre o ferimento.
  2. 2. 
    A emergência respiratória ocorre quando a respiração é interrompida e a vítima, sufocada, não consegue falar. Use a técnica de Heimlich.
  3. 3. 
    Não tente aplicar uma técnica desconhecida, porque pode causar dano ainda maior. Providencie ajuda qualificada o mais rapidamente possível.
  4. 4. 
    Não mova uma pessoa ferida até que chegue ajuda médica, a menos que a vítima corra maior perigo se permanecer onde está.
  5. 5. 
    Se a vítima engoliu produtos químicos perigosos ou veneno, telefone para o hospital mais próximo pedindo instruções, antes de fazer qualquer coisa.
  6. 6. 
    Nunca dê alimento ou água a uma pessoa inconsciente.
  7. 7. 
    Durante a respiração boca a boca, a cabeça do paciente deve ficar inclinada para trás, de forma que seu queixo aponte para cima. O nariz deve ser suavemente apertado para evitar que o ar saia pelas narinas.
  8. 8. 
    Para evitar que uma pessoa ferida entre em estado de choque, deve-se mantê-la deitada e coberta com um cobertor, se ela estiver fria.
  9. 9. 
    Uma pessoa que presta primeiros socorros e que mantém uma atitude de calma e confiança, conforta a vítima e diminui seus temores, diminuindo a possibilidade de o paciente entrar em estado de choque.
  10. 10. 
    Uma compressa fria aplicada ao lugar de uma batida, diminui a possibilidade de inchaço e hemorragia, sob os tecidos.
  11. 11. 
    O torniquete é uma forma perigosa de deter uma hemorragia e não é mais aceita como técnica de primeiros socorros, a menos que o sangue não possa ser estancado de nenhuma outra forma.
  12. 12. 
    Os arranhões devem ser lavados com água e sabão para evitar infecção.
  13. 13. 
    Se uma pessoa, acidentalmente, deixar entrar um produto químico nos olhos, lave-os rapidamente com grandes quantidades de água. Embeba um pano limpo com água fria e corrente e torça o pano no canto do olho da vítima, que deverá inclinar a cabeça de forma que a água corra para o canto externo do olho. Repita o procedimento até eliminar a substância irritante.
  14. 14. 
    Todos devem aprender a proteger-se dos excessos de frio e calor.
  15. 15. 
    Nunca mova uma pessoa com fratura, a menos que seja absolutamente necessário.
  16. 16. 
    A pessoa que leva uma pancada na cabeça deve receber atenção médica mesmo que esteja consciente, e deve ficar em cuidadosa observação de vinte e quatro a quarenta e oito horas.
  17. 17. 
    Nunca deixe uma criança sozinha num carro fechado, especialmente em dias quentes.
  18. 18. 
    A melhor maneira de apagar o fogo da roupa de uma pessoa é enrolar a vítima em um cobertor ou tapete ou fazê-la rolar no chão.
  19. 19. 
    Deve-se ter sempre à mão certos números de telefones em caso de emergência, como médico da família, Pronto Socorro, Corpo de Bombeiros, bispo, mestres familiares, etc.
  20. 20. 
    Mantenha todos os produtos químicos e venenos fora do alcance das crianças.
Como fui eu que fiquei falando, esqueci de pedir para alguém tirar foto!!!

0 comentários: